A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Juliana dos Santos FAEST/UNISERRA
  • Renata Rebeca Rocha

Resumo

Este artigo objetivou evidenciar a importância dos professores inserirem em sala de aula asbrincadeiras lúdicas para as crianças. No lúdico estão contidos os jogos, brinquedos edivertimentos e é referente também à conduta daquele que joga/brinca e se diverte. Asatividades lúdicas (jogos e brincadeiras) são tão importantes para a criança como o estudar,pois quando a criança brinca não se estressa, manifesta suas habilidades e se interage com omeio onde a mesma está inserida. A ludicidade está presente nas várias atividades dadinâmica humana, caracterizando-se por ser espontânea funcional e prazerosa. Em um ensinotradicional, centrado na transmissão de conteúdos, há pouco espaço para desenvolvimento deatividades lúdicas, o professor é visto como o dono do saber e o aluno apenas como umreceptor e reprodutor de conhecimentos. O lúdico no contexto educacional propicia meios deaprendizagens, bem como permite que os adultos sejam perceptivos e aprendam com ascrianças e suas necessidades. O Educar significa proporcionar à criança momentos, espaços evalores de diversas formas e natureza, através da disciplina, da brincadeira e da troca deopiniões e sentimentos. Educadores, pais e sociedade em geral necessitam ter clareza quantoos brinquedos e brincadeiras lúdicas que são necessários para as crianças, sabendo que elestrazem enormes contribuições na habilidade de aprender e pensar do desenvolvimento futuroda mesma. Portanto, conclui-se o lúdico na educação infantil constitui uma ferramenta rica,poderosa e imprescindível para o ensino e aprendizagem da criança. Compreendeu-setambém que a ludicidade constitui subsídios e insumos com diversos elementos geradores deaprendizagens na educação infantil.

Biografia do Autor

Juliana dos Santos, FAEST/UNISERRA
Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Tangará daSerra FAEST.
Renata Rebeca Rocha
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra -MT (ITEC), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará daSerra – MT (ITEC), especialização em Metodologia do Ensino Superior Pedagogia pelaFaculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).
Publicado
2019-10-09
Como Citar
Santos, J. dos, & Rocha, R. (2019). A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Científica FAEST, 7(6), 63 - 75. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/88
Seção
Educação