O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Científica  FAEST adota a normalização padronizada para apresentação de artigos em publicações periódicas científicas. Destina-se à publicação de trabalhos inéditos de autores nacionais e internacionais, em português, espanhol, inglês nas seguintes seções: 1. Relato de pesquisa (Mínimo de 13 e máximo de 20 laudas); 2. Estudo teórico (Mínimo de 13 e máximo de 20 laudas); 3. Relato de experiência profissional (Mínimo de 13 e máximo 15 laudas); 4. Resenha (máximo 10 laudas). 

Procedimentos para submissão e avaliação do manuscrito

 Os autores devem submeter seus trabalhos no site da revista Revista Científica  FAEST: http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST 

Para enviar suas contribuições à revista o autor é convidado a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seção, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se Cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Os textos recebidos que forem considerados como potencialmente publicáveis pela Revista Científica  FAEST, serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.

Caso o resultado do parecer seja aceitação com reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial e devolvê-lo pelo sistema SEER.

A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.

Todo o processo de editoração pode ser acompanhado pelos autores, pelo sistema SEER da Revista Científica  FAEST

Apresentação de originais

Os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema SEER da Revista Científica  FAEST, do seguinte modo:

1) Em editor de texto Word for Windows 6.0 ou posterior, com:

a. Em espaço 1,5 (em todas as partes do manuscrito),

b. Fonte Times New Roman, tamanho 12,

c. Não excedendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere.

d. Página A4,

e. Margens Superior e Esquerda de 3cm  e Inferior e Direita de 2cm.

f. Folhas numeradas.

Organização para apresentação dos trabalhos

Os textos devem ser apresentados de acordo com a seguinte ordem:

l)  Título completo em português, inglês e espanhol com  até 15 palavras.

2) Resumo em portugues (100-150 palavras) e três Palavras-chave, separadas por ponto. 

3) Resumo em inglês e Key-words 

4) Resumo em espanhol e resumen

5) Corpo do texto, constando introdução, método, resultados e discussão, e considerações finais.

6) Referências com até 30 (trinta) itens, incluindo neste total até 20% de citações referentes aos próprios autores.

 Citações e notas

1) As citações literais, sejam de artigo,  com menos de 3 linhas devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas.

2) Citações com mais de 3 linhas devem ser colocadas em corpo menor (10) e com recuo de 4 cm, sem aspas.

3) Evite o uso excessivo de citações recuadas.

4) As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a NBR 10520:2002. Exemplo: (BATISTA, 2015, p. 26).

5) A omissão de parte do texto de uma fonte original deve ser indicada por reticências entre colchetes [...].

6) O intervalo de páginas deve ser anotado da seguinte forma: 3-9, 47-9, 173-8

7) Não utilizar termos como idemibidemop. cit.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023: 2002. Abaixo vão especificados modelos de referências bibliográficas segundo o tipo de publicação:

1) Livros:

a) Considerando o livro todo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

DAVIDOFF, L. L. Introdução à psicologia. São Paulo: Person Makron Books, 2009.

b) Considerando parte de um livro do mesmo autor:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: ____. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p. __-__.

Por exemplo:

DELEUZE, G. Le plus grand film irlandais (”Film” de Beckett). In: ____. Critique et clinique. Paris: Minuit, 1993,  p. 35-37.

c) Considerando parte de um livro de obra coletiva:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In SOBRENOME, Nome. (org). Título do livro em negrito.  Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p.__-__.

Por exemplo:

SAWAIA, B. B. Comunidade: a apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade. In: CAMPOS, R. H. F. (Org.). Psicologia Social Comunitário: da solidariedade à autonomia. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 29-43.

d) Considerando um livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. L'Anti-Œdipe.  Capitalisme et schizophrénie I. Paris: Minuit, 1972.

e) Considerando um livro de três ou mais autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

MACÊDO, K. B.; JUNQUEIRA, M. F.; CARNEIRO, D. M.; MIRANDA, J. I. C.; PEREIRA, M. A. D.; MACEDO, S. B. Será que essa tristeza é depressão. Goiânia: Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010.

f) Considerando um livro antigo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito (ano da primeira edição). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

Por exemplo:

JAMES, W. The Principles of Psychology (1890). Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.

g) Considerando a obra freudiana.

FREUD, S. Título do trabalho (ano de publicação original). In: ____. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, v. _, p. __-__.

Por exemplo:

FREUD, S. Moral Sexual Civilizada e Doença Nervosa Moderna (1908). In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. IX,  p. 187-212.

2) Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da publicação em negrito. Ano de defesa, número de páginas. Dissertação (Mestre em _____)__Nome do programa de Pós-Graduação, nome da Universidade, Cidade: ano de publicação.

.Por exemplo:

MORI, M. M. Aposentadoria e trabalho: investigações sobre a (re)inserção do idoso no mercado de trabalho. 2006, 110f. Dissertação (Mestre em Gerontologia)__Programas de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo: 2006.

 

3) Referência a artigos de periódicos:

SOBRENOME, Nome. Nome do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v. __, n.__ , p. __-__, ano.

Por exemplo:

CASTELLO-BRANCO, P. S. A visualidade háptica da televisão contemporânea. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.32, n.2, p. 15-37, 2009.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.