A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

  • Carla Patrícia Araújo Chaves SEMED/Tangará da Serra
  • Melissa Probst

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de cunho teórico, cuja investigação contempla a modelagemmatemática no ensino superior, como estratégia didática na formação profissional e acadêmica dosprofessores de matemática. Para isso foi desenvolvido pesquisas sobre o conhecimento através daetnomatemática e as viabilidades de ensino num currículo com a estratégia didática da modelagemmatemática. Além disso enfatiza como é a aprendizagem segundo as bases curriculares do ensinomédio PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as do ensino superior DCN’s (DiretrizesCurriculares Nacionais) e as suas influências na formação acadêmica e na prática docente para oensino-aprendizagem através de estratégias como a modelagem matemática. Para verificar aimportância da prática no ensino de matemática, esta pesquisa contempla exemplos de atividadesrelacionadas ao cotidiano, onde há aplicação de conteúdos acadêmicos que fazem parte do currículono ensino médio. Pretende-se assim fazer uma breve análise dessa sugestão que poderia serexpandida em outros conteúdos teoricamente abstrato que estão presente no currículo do ensinosuperior e que pode se expandir ao ensino básico com respaldo da modelagem matemática.

Biografia do Autor

Carla Patrícia Araújo Chaves, SEMED/Tangará da Serra
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT), no ano de 2006/1.
Melissa Probst
Orientadora. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutorandaem Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Publicado
2019-09-19
Como Citar
Chaves, C. P., & Probst, M. (2019). A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Científica FAEST, 7(4), 01 - 16. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/68
Seção
Educação