O ENSINO DE HISTÓRIA EM QUESTÃO:RECONSTRUINDO O SABER HISTÓRICO ALIADO ÀS LINGUAGENS E NOVAS TECNOLOGIAS

  • Melissa Probst
  • Ana Cristina Rodrigues Souza

Resumo

O presente texto trata da importância da utilização das diversas linguagens que perpassam o Ensino de História.Em prol de quebrar o antigo paradigma de que a disciplina em questão é vista pelos estudantes como chata,cansativa e desinteressante, buscou-se realizar reflexões acerca novas abordagens do ensino de História, a partirdas quais se propõe a utilização de recursos tecnológicos diferenciados em sala de aula. O objetivo geral dopresente é pensar em mudanças no método de ensino de História promovendo a diversificação das metodologias eda abordagem da aula de história. Acredita-se que o uso das diferentes linguagens do Ensino de História contribuipara uma reflexão critica e assertiva dos diversos acontecimentos do passado confrontados com os da atualidade.Os resultados da pesquisa apontam para o uso das diferentes linguagens como possibilidade de contextualização eformação critica e reflexiva, bem como para a compreensão da História no processo sociocultural dos estudantes.

Biografia do Autor

Melissa Probst
Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Ana Cristina Rodrigues Souza
Graduada em História pela Universidade Estadual do Vale do Aracaju (UESVA). Especialista emMetodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).
Publicado
2019-09-19
Como Citar
Probst, M., & Souza, A. C. (2019). O ENSINO DE HISTÓRIA EM QUESTÃO:RECONSTRUINDO O SABER HISTÓRICO ALIADO ÀS LINGUAGENS E NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Científica FAEST, 7(4), 46 - 65. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/67
Seção
Educação