O PERFIL DO INGRESSANTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE A DISTÂNCIA-EAD, NA CIDADE DE CAMPO NOVO DO PARECIS-MT

  • Robson da Silva Azevedo SEDUC/MT
  • Simoni Anese IFMT

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o perfil dos ingressantes do curso de licenciatura em Educação Física à distância da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), polo Campo Novo do Parecis-MT. Para conhecer o perfil dos discentes do curso, foi aplicado um questionário de múltipla escolha preenchido pelos discentes, com informações do perfil dos acadêmicos em relação a aspectos pessoais e socioeconômicos, motivos de escolha do curso, desafios para realização do curso na modalidade à distância e perspectivas após a conclusão do mesmo. Participaram da pesquisa 19 alunos, matriculados no terceiro semestre, com idade entre 20 a 37 anos, sendo 53% do sexo masculino e 47% do sexo feminino e, em sua maioria, já atuantes no mercado de trabalho, com carteira assinada. A maioria dos discentes teve como motivo de escolha do curso o gosto e prazer por práticas esportivas. Após a conclusão do curso, a maior parte dos alunos pretende trabalhar em escolas, tendo, portanto, o interesse de seguir na carreira de licenciatura. A maioria manifestou interesse em cursar novamente um curso de graduação na modalidade a distância, embora tenha avaliado que o curso de educação física, nesta modalidade de ensino, não cumpra com seus objetivos.

Biografia do Autor

Robson da Silva Azevedo, SEDUC/MT
Licenciado em educação física pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) e professor de educação física na secretária de educação do Estado de Mato Grosso.
Simoni Anese, IFMT
Doutora em ciências pela Universidade Federal de São Carlos e professora de biologia no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis.
Publicado
2019-09-19
Como Citar
Azevedo, R., & Anese, S. (2019). O PERFIL DO INGRESSANTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE A DISTÂNCIA-EAD, NA CIDADE DE CAMPO NOVO DO PARECIS-MT. Revista Científica FAEST, 7(4), 17 - 45. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/66
Seção
Educação