Linguagem e Identidade como Construção Social

  • Cecilia de Campos França UNEMAT

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer a articulação entre emoções, linguagem, ideologia e constituição de sujeitos sociais a fim de que estas reflexões sustentadas por referencial teórico específico de Maturana (2002), Benveniste (1988), Galano (1995), Monteiro (1995), Geertz (1989) e Silva (2000) possam contribuir para que em nosso cotidiano nos posicionemos de maneira mais sensível diante das relações que estabelecemos e possamos, de fato, trabalhar em prol do mundo que dizemos querer. A linguagem expressa nossas disposições emocionais para aceitarmos ou rejeitarmos situações e pessoas, bem como, explicita o posicionamento ideológico a que estamos comprometidos. O discurso, entendido como fenômeno amplo, com os elementos aqui discutidos, converte-se em instrumento poderoso de constituição de sujeitos sociais em movimento dialético. Alguns dados de pesquisa e suas análises são trazidos para o texto com intenção de tornar mais concreto e objetivo o que inicialmente expomos como discussão teórica. As emoções têm um papel fundamental nesta constituição identitária, pois nos oportunizam o processo de escolha, de identificações e diferenciações, aproximações e distanciamentos nos processos intersubjetivos cotidianos. Estas reflexões são importantes para que os professores possam avaliar e (re)encaminhar o processo educacional de forma coerente com suas opções pedagógicas e políticas.

Biografia do Autor

Cecilia de Campos França, UNEMAT
Profa. da UNEMAT, formada em Psicologia, Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela PUC/SP. Atua como docente no PPGE/ Mestrado e como pesquisadora do Projeto Biologia e Linguagens em busca dos modos de viver e pensar a ciência com Novos Talentos da Escola, do Programa Novos Talentos (CAPES). Doutoranda da UNICAMP
Publicado
2019-09-10
Como Citar
França, C. (2019). Linguagem e Identidade como Construção Social. Revista Científica FAEST, 7(2), 01 -23. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/54
Seção
Multidisciplinar