PEDAGOGIA & ORTOPEDIA: A CRIANÇA, O CORPO E A ESCOLA

  • Melissa Probst Universidade Regional de Blumenau
  • Celso Kraemer Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Sabe-se, de antemão, que o corpo já é objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, entretanto, percebe-se que as possibilidades de estudos sobre ele não estão esgotadas. O presente trabalho, de cunho teórico, pretende chamar a atenção para os usos do corpo na instituição escolar, bem como lugar nas práticas pedagógicas que sobre ele incidem. Lembrando que no contexto dos séculos XVII e XVIII, a compreensão de corpo foi forjada a partir dos discursos presentes nos ditos “padrões” de comportamento, baseados conceito de civilização. Mais tarde, tais discursos e compressões acerca do corpo estiveram pautados nos princípios do mecanicismo. Se atualmente a compreensão ainda vigente percebe o corpo sob a ética da produtividade, sabemos ser esta uma herança dos séculos XIX e XX. Na escola, unindo as concepções de corpo mecânico, corpo civilizado, e corpo disciplinado, pode-se dizer que a compreensão do “corpo infantil” influencia as práticas pedagógicas, marcando significativamente a vida da criança. A partir dessa questão, objetiva-se discutir sobre as práticas pedagógicas que atuam diretamente sobre o corpo infantil.

Biografia do Autor

Melissa Probst, Universidade Regional de Blumenau
Mestre em Educação (FURB). Integrante do Grupo de Pesquisa “Saberes de Si”, do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau.
Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau
Doutor em Filosofia (PUC-SP). Professor do departamento de Ciências Humanas e da Comunicação – CCHC (FURB). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Saberes de Si”, e professor do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau.
Publicado
2019-09-10
Como Citar
Probst, M., & Kraemer, C. (2019). PEDAGOGIA & ORTOPEDIA: A CRIANÇA, O CORPO E A ESCOLA. Revista Científica FAEST, 7(2), 39 - 49. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/52
Seção
Multidisciplinar