GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DO GESTOR RELATIVA AO PROCESSO DOCENTE EDUCATIVO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE DENISE-MT1

  • Rosenilda Rocha Bueno FAEST/UNISERRA
  • Antonia Angelina Basanella Utzig FAEST/UNISERRA

Resumo

O presente trabalho aborda as concepções de gestão escolar, e ressalta a influência do gestor escolar, seu papel e atribuições como agente de mudança, pois, necessita trabalhar desenvolvendo a capacitação e organização de toda a equipe escolar como um todo e exercer sua função visando proporcionar aos educandos o desenvolvimento de capacidades e habilidades inerentes a sua atuação na prática social. Este estudo tem como objetivo mostrar os problemas que surgem no ambiente escolar pela falta de participação do gestor relativa ao processo docente educativo, com o intuito de colaborar com a renovação da prática pedagógica desses profissionais, para que o mesmo venha intervir de forma a propiciar a melhora da aprendizagem dos educandos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em livros, periódicos e sites da internet, bem como, coleta de dados, onde utilizei de questionário semiaberto, por entender ser de grande importância para a pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos demonstram a falta de participação da gestora no processo docente educativo, pois, sua maior preocupação refere-se à parte administrativa e burocrática da escola. No entanto, para que a mudança organizacional da escola ocorra é preciso investir na transformação das atitudes dos profissionais de educação da instituição, com o objetivo de que os mesmos passem a encarar a inovação como um desafio e sintam-se estimulados pela motivação pessoal e, assim, se tornem capazes de ir além dos seus próprios limites. A escola e seus profissionais devem cada vez mais investir em conhecimento e socializá-lo para que a organização escolar aumente sua capacidade de criar e de inovar. Nesse sentido, o gestor escolar deve atuar como líder, ou seja, formar pessoas que o acompanhem em suas tarefas e prepará-las para serem abertas às transformações. Assim, as práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais da escola precisam ser orientadas para estratégias participativas, como forma de garantir uma educação formal contínua e de qualidade aos alunos.

Biografia do Autor

Rosenilda Rocha Bueno, FAEST/UNISERRA
Aluna da Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra - FAEST
Antonia Angelina Basanella Utzig, FAEST/UNISERRA
Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau de Santa Catarina – FURB
Publicado
2019-09-10
Como Citar
Bueno, R., & Utzig, A. (2019). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DO GESTOR RELATIVA AO PROCESSO DOCENTE EDUCATIVO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE DENISE-MT1. Revista Científica FAEST, 7(2), 90 - 111. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/48
Seção
Multidisciplinar