O O ENSINO MATOGROSSENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

ACESSO ESTUDANTIL ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INTERNET

  • JULIANA GIARETA FROZZA FAEST
  • MARIA SUZANA DE SOUSA FEITOSA

Resumo

No último trimestre de 2019, espalhou-se pelo mundo oriundo da China, o novo Corona vírus, dando origem à COVID-19. Com isso, o setor educacional sofreu fortes impactos e a utilização das metodologias ativas e a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem cresceram. Analisando os dados publicados no relatório PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2018, podemos ter um retrato da realidade do acesso à internet, computadores, tablets e celulares pelas famílias. Segundo o supracitado relatório, no 4º trimestre de 2018, Em Mato Grosso, 57,8% dos domicílios não havia Microcomputador, 87,2% não possuíam tablets e o pior, 21,5% não possuíam acesso algum à internet, sendo que nas casas onde havia acesso à internet, o rendimento médio por pessoa era R$ 1.769, quase o dobro do rendimento nas casas daqueles que não acessavam a rede, que era R$ 940, os mais pobres mais afetados pela implantação do ensino remoto, como garantir a universalização do ensino na COVID-19?
Publicado
2020-12-17
Como Citar
FROZZA, J., & FEITOSA, M. S. (2020). O O ENSINO MATOGROSSENSE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Científica FAEST, 8(1), 149-158. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/117