REPENSANDO A ESCOLA DENTRO DO CONTEXTO DA DIVERSIDADE

Cristiana Kagueiama, Cecília de Campos França

A diversidade cultural ganha relevo, em virtude de manifestações de movimentos sociais reivindicando identidades e equidades. As transformações socioeconômicas decorrentes da atual conjuntura da sociedade, afeta diretamente as relações entre os indivíduos. A atenção à diversidade está focalizada no direito de acesso e permanência na escola e visa a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem para todos. Neste sentido, o estudo em questão pretende possibilitar a compreensão da instituição escolar no contexto da realidade social em que a mesma está inserida. Os autores que nos subsidiaram nessa pesquisa foram Aranha (1996), Martins (1999), Santos (2001), Saviani (1991), Arroyo (1991) dentre outros. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, trazendo como ponto de partida reflexão sobre a política de educação no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB); a articulação entre educação e sociedade, o papel da família e do Estado; a escola como instituição social, analisando sobre educação de qualidade e o papel social da escola; bem como a função social da escola, o que vem a ser qualidade educacional e neste contexto abordamos a temática sobre a diversidade cultural, com vista à atuação do professor. Assim, através das pesquisas bibliográficas procuramos dar legitimidade à temática proposta, implicando na compreensão de ser a instituição escolar um espaço que proporciona o acesso ao conhecimento e, consequentemente, capaz de promover mudanças nos âmbitos sociais, históricos, econômicos e culturais.

Palavras Chaves: Diversidade, Educação, Qualidade, Sociedade