PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM TANGARÁ DA SERRA- MT: DO MAGISTÉRIO AO CURSO DE PEDAGOGIA

Bruna Rossi Carvalho De Oliveira, Carlos Edinei de Oliveira

Com a emancipação político-administrativa do município de Tangará da Serra- MT, em 1976, e a grande migração, várias famílias se estabeleceram no município com o objetivo de transformar-se em proprietários de terras recomeçando suas vidas em Mato Grosso. Para que parte deste sonho pudesse tornar-se realidade viu- se a necessidade da criação de escolas para proporcionar a efetividade desta esperança a população. Neste contexto migratório e educacional estão as professoras que mesmo sem muitos recursos lutaram para ensinar crianças e jovens que residiam em Tangará da Serra. Desta forma é considerável ressaltar a história de vida dessas pessoas que se dispuseram a educar, mesmo que muitas vezes não tendo estudos que lhes qualificassem como professoras. A análise da história de vida das professoras que tiveram que primeiro lecionarem pois não havia mais ninguém que o fizesse e depois terem de voltar a sala de aula para se profissionalizarem e se graduarem, pode nos revelar fatos que colaboram na influência do desenvolvimento da educação de Tangará na Serra, bem como no Estado de Mato Grosso.

Palavras Chaves: Educação, Formação de professores, Tangará da Serra.