O CONTO COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PARA O I CICLO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Célia Regina de Jesus Ribeiro

Este trabalho visa a analisar a contribuição dos contos de fadas como ferramenta metodológica que auxiliem a aquisição de conhecimento no I ciclo da Educação Fundamental. Para isso, enfatiza-se a importância que a leitura possui em relação ao contexto pedagógico, bem como em aspectos que favorecem esse processo no desenvolvimento infantil. Com base bibliográfica e abordagem qualitativa propõe-se analisar os contos de fadas como ferramenta que auxilie o processo de aprendizagem no I ciclo da Educação Fundamental. A problemática que motivou a escolha do tema é: como auxiliar significativamente a aquisição de conhecimento em alunos do I Ciclo da Educação Fundamental? Acerca de teoria e hipótese elencada tem-se a narração de contos de fadas como ferramenta pedagógica que desperte o interesse pela leitura na educação infantil auxilie o processo de aprendizagem dos educandos. Mediante a pesquisa bibliográfica, que serviu de base teórica para o estudo, foi possível perceber a contação de história apresenta-se como um rico meio para o incentivo à leitura e, consequentemente para o desenvolvimento cognitivo do educando, entretanto faz-se necessário que o professor saiba como narrar as histórias e aguçar no educando o interesse pela leitura para que a partir daí haja a aquisição do conhecimento.

Palavras Chaves: Contos de fadas. Leitura. Aprendizagem.