O BRINCAR COMO PROMOTOR DE DESENVOLVIMENTO E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Franciele Giraldi, Lilian Elisa Minikel Brod

Este texto visa abordar a importância que o brincar possui para as crianças na etapa da Educação Infantil, tanto no âmbito pedagógico quanto de forma geral. Identificando como a brincadeira acontece e de que forma as crianças lidam com ela. Aborda como a concepção do brincar ainda está em construção, mas como ele já avançou na questão se ser valorizado, inclusive nas Leis que regem a Educação Infantil, o brincar é visto como promotor de desenvolvimento e aprendizado da criança. Sendo a principal linguagem da criança. Para Henriot (1989 apud WAJSKOP, 1995), o brincar é uma atividade mental, através do brincar, a criança interpreta e sente fatos que permeiam seu cotidiano. A brincadeira, independentemente de ser individual ou coletiva, é uma forma da criança interpretar o mundo, quando a criança brinca ela desenvolve três características: a imitação; a imaginação e a regra. Ao brincar, as crianças atribuem a si próprias outras características, fantasiando-se e representando papéis como se fossem adultos, outra criança, um boneco, um animal, etc. Este estudo visa destacar acima de tudo a importância do brincar, e de como ele deve ser valorizado no desenvolvimento do planejamento, tanto nos momentos dirigidos quanto nos momentos livres.

Palavras Chaves: Brincar; Criança; Educação Infantil.