LINGUAGEM E IDENTIDADE COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL

Cecília de Campos França

Este trabalho tem como objetivo estabelecer a articulação entre emoções, linguagem, ideologia e constituição de sujeitos sociais a fim de que estas reflexões sustentadas por referencial teórico específico de Maturana (2002), Benveniste (1988), Galano (1995), Monteiro (1995), Geertz (1989) e Silva (2000) possam contribuir para que em nosso cotidiano nos posicionemos de maneira mais sensível diante das relações que estabelecemos e possamos, de fato, trabalhar em prol do mundo que dizemos querer. A linguagem expressa nossas disposições emocionais para aceitarmos ou rejeitarmos situações e pessoas, bem como, explicita o posicionamento ideológico a que estamos comprometidos. O discurso, entendido como fenômeno amplo, com os elementos aqui discutidos, converte-se em instrumento poderoso de constituição de sujeitos sociais em movimento dialético. Alguns dados de pesquisa e suas análises são trazidos para o texto com intenção de tornar mais concreto e objetivo o que inicialmente expomos como discussão teórica. As emoções têm um papel fundamental nesta constituição identitária, pois nos oportunizam o processo de escolha, de identificações e diferenciações, aproximações e distanciamentos nos processos intersubjetivos cotidianos. Estas reflexões são importantes para que os professores possam avaliar e (re)encaminhar o processo educacional de forma coerente com suas opções pedagógicas e políticas.

Palavras Chaves: Docência, Identidade, Linguagem