INTERVENÇÃO NA ESCOLA: POSSIBILIDADE DE ACOLHER E INCLUIR OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NO CME SILVIO PATERNEZ EM TANGARÁ DA SERRA – MT

Sérgio José Both

O presente texto trata da importância da utilização das diversas linguagens que perpassam o Ensino de História. Em prol de quebrar o antigo paradigma de que a disciplina em questão é vista pelos estudantes como chata, cansativa e desinteressante, buscou-se realizar reflexões acerca novas abordagens do ensino de História, a partir das quais se propõe a utilização de recursos tecnológicos diferenciados em sala de aula. O objetivo geral do presente é pensar em mudanças no método de ensino de História promovendo a diversificação das metodologias e da abordagem da aula de história. Acredita-se que o uso das diferentes linguagens do Ensino de História contribui para uma reflexão crítica e assertiva dos diversos acontecimentos do passado confrontados com os da atualidade. Os resultados da pesquisa apontam para o uso das diferentes linguagens como possibilidade de contextualização e formação crítica e reflexiva, bem como para a compreensão da História no processo sociocultural dos estudantes.

Palavras Chaves: Escola; aluno; aprendizagem; intervenção.