Industrialização Cultural e Subjetividades Massificadas: Uma Descrição do Campo Docente na Modernidade

Maria do Carmo dos Santos, Rafael Ademir Oliveira de Andrade

O presente trabalho visa expandir a discussão acerca da atuação e formação docente na modernidade, momento histórico compreendido enquanto expansão das fronteiras do capitalismo em todas as instâncias da existência social, especialmente a econômica e subjetiva, em uma relação infra e superestrutural. Assim, para a execução deste objetivo, destacaremos duas visões que confrontam esta estrutura em seus trabalhos: o marxismo da teoria crítica de Adorno e Horkheimer, e a psicanálise do pensador marxista Félix Guattari, nestas visões, desenharemos os contornos da sociedade moderna e massificada. O professor Libâneo será elencado como um discurso inerente às ciências da educação, como reforço teórico e focal desta descrição, unindo a sociologia marxista com a pedagogia. Os textos escolhidos destes autores contam comportam as três seções do texto, visando uma leitura coerente que associe o pensamento sociológico e as ciências da educação, união esta já estabelecida em suas fundações. De cunho exploratório e teórico, este artigo visa expandir a leitura acerca do tema, recorte importante de pesquisa desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Palavras Chaves: Docência, Indústria Cultural, massificação, modernidade