EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS A SEREM SUPERADOS

Diego dos Santos Silva, Antonia Angelina Basanella Utzig

O projeto intitulado Educação à Distância no Brasil: Perspectivas e Desafios a serem superados buscam realizar um panorama sobre a Educação a Distância no Brasil, relatando com base em referências bibliográficas e pesquisa exploratória, a história da EAD no Brasil, pontos positivos e negativos e obstáculos a serem desafiados e superados, e sua contribuição para formação de um leitor. Para o desenvolvimento do artigo foi realizada uma pesquisa de campo, onde se aplicou um questionário a 5 acadêmicos veteranos que estudam na modalidade a distância em uma Instituição de Ensino, com polo na cidade de Tangará da Serra – MT e 5 tutores de sala do mesmo polo citado. O questionário foi aplicado no período de 07 a 10 de Outubro de 2014 e objetivou criar uma resposta para a seguinte problemática: Qual a importância e perspectivas dos cursos na modalidade à Distância para a formação Pessoal e Profissional? Ressalta-se que os estudantes da modalidade a distância ainda utilizam o referencial metodológico da modalidade presencial para analisar e avaliar a EAD.

Palavras Chaves: Desafios, EAD. Ensino Superior, Perspectivas