ECONOMIA DE FICHAS APLICADA NO CONTEXTO ESCOLAR

Reginaldo Pedroso, Rafaela de Oliveira Lira Gouvêa Vilela, Laudineia Gomes de Oliveira

Percebe-se o sufoco no qual as escolas vem passando nos últimos tempos. Um novo modelo de aluno vem se matriculando, mas as escolas ainda se mantêm com um modelo antigo de educação. Nesse contexto, o que se mais se escuta é sobre os comportamentos desadaptados dos alunos e o elevado índice de violência seja com colegas (bullying) e até mesmo com os professores. É nessa dinâmica do dia-a-dia que os profissionais da educação vêm se deparando com tamanha dificuldade em alcançar seus objetivos em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo aplicar um sistema de economia de fichas no contexto escolar com o intuito de modificar padrões de comportamentos de um grupo de alunos. O trabalho foi dividido em cinco etapas: a primeira foi à seleção de alunos com comportamentos incompatíveis com o esperado em sala de aula; a segunda foi à formação da linha de base, a terceira foi à aplicação da técnica, a quarta etapa foi à formação da segunda linha de base com intuído de verificar a freqüência dos comportamentos indesejáveis e a quinta etapa foi retornar à escola no semestre seguinte para fazer entrevista com os professores sobre os comportamentos dos alunos que participaram do estudo e também para verificar os efeitos duradouros do sistema de economia de fichas. Os resultados foram surpreendentes, chegando à extinção dos comportamentos indesejáveis em um curto espaço de tempo. O resultado das entrevistas realizadas com os professores no semestre seguinte não demonstrou nenhuma queixa dos alunos que ainda permaneceram na escola. Diante dos resultados constatou que a técnica de economia de fichas pode ser oferecida como método a ser adotado nas escolas a fim de minimizar estes comportamentos problemas.

Palavras Chaves: educação, análise do comportamento, economia de fichas