CRECHE: ABRIGO OU LUGAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ABORDAGEM SOBRE O CUIDAR E O EDUCAR

Martha Rejane Dos Santos Fonseca

O trabalho aborda a temática cuidar e educar na educação infantil apresentando como eixo norteador a creche, tendo como objetivo geral analisar os fatores relevantes na rotina dessas instituições, visando assim compreender a creche como um espaço institucional e educacional e refletir sobre a organização do espaço do tempo, da proposta de materiais e seleção de atividades na creche bem como conhecer a relação entre o cuidar e o educar numa reflexão sobre o verdadeiro papel das creches na nossa sociedade A creche foi instituída com finalidade totalmente assistencialista, porém no decorrer dos anos, a prática educativa foi implantada visando o desenvolvimento cognitivo das crianças. É preciso entender as funções cuidar e educar como práticas indissociáveis para que haja um atendimento de qualidade nas creches. Contudo, a visão de abrigo ainda permeia esse espaço. Entender a creche como um direito institucionalizado, de valor social que reúne os interesses das famílias, do poder público e privado, e compreenda a educação dos primeiros anos como um processo contínuo de aperfeiçoamento é uma ponte para a indissociabilidade entre o cuidar o educar.

Palavras Chaves: Creche. Cuidar. Educar. Educação Infantil.