AGRESSIVIDADE E INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS FORMAS DE ENSINAR, NOVAS FORMAS DE APRENDER

Ingrid Werle Wiederkehr, Mestra Maria Aparecida de Lima Souza

A escola representa um dos principais espaços de convivência e em seu contexto social se dá o desenvolvimento dos alunos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar as causas da agressividade e da indisciplina na formação da criança, em idade pré - escolar, partindo da premissa de que há integração entre a infância e a família, e que a esperança de uma criança ao caminhar para a escola, é encontrar um amigo, um guia, um líder, alguém que a entenda, se preocupe com ela e que lhe dê segurança e afeto. A reflexão a respeito da temática abordada justifica-se, pois é de suma importância considerar que comportamentos agressivos estão cada vez mais presentes entre as crianças. Auxiliar e conduzir as novas gerações para a construção de uma humanidade mais justa e atenta a esses excessos e enganos, na busca de uma sociedade mais sensível e menos agressiva é um dever de todos os envolvidos nos processos formativos e constitui-se numa tarefa em que todos os cidadãos devam se unir para promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste artigo foi a pesquisa bibliográfica e a intenção é apontar a ludicidade como uma alternativa para enriquecer a metodologia do trabalho pedagógico usada no processo educativo, tendo em vista a realização de atividades mais prazerosas, que desperte a imaginação, a criatividade e a vontade de aprender, onde comportamentos que manifestem agressividade e indisciplina sejam substituídos por atitudes de convivência afetiva e humanizada.

Palavras Chaves: Agressividade, Educação Infantil, Indisciplina.