A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

CHAVES, Carla Patricia Araújo; PROBST, Melissa

Este artigo apresenta um estudo de cunho teórico, cuja investigação contempla a modelagem matemática no ensino superior, como estratégia didática na formação profissional e acadêmica dos professores de matemática. Para isso foi desenvolvido pesquisas sobre o conhecimento através da etnomatemática e as viabilidades de ensino num currículo com a estratégia didática da modelagem matemática. Além disso enfatiza como é a aprendizagem segundo as bases curriculares do ensino médio PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as do ensino superior DCN’s (Diretrizes Curriculares Nacionais) e as suas influências na formação acadêmica e na prática docente para o ensino-aprendizagem através de estratégias como a modelagem matemática. Para verificar a importância da prática no ensino de matemática, esta pesquisa contempla exemplos de atividades relacionadas ao cotidiano, onde há aplicação de conteúdos acadêmicos que fazem parte do currículo no ensino médio. Pretende-se assim fazer uma breve análise dessa sugestão que poderia ser expandida em outros conteúdos teoricamente abstrato que estão presente no currículo do ensino superior e que pode se expandir ao ensino básico com respaldo da modelagem matemática.

Palavras Chaves: Modelagem matemática. Aprendizagem significativa. Ensino superior. Currículo.