A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Juliana dos Santos e Renata Rebeca Rocha

Este artigo objetivou evidenciar a importância dos professores inserirem em sala de aula as brincadeiras lúdicas para as crianças. No lúdico estão contidos os jogos, brinquedos e divertimentos e é referente também à conduta daquele que joga/brinca e se diverte. As atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) são tão importantes para a criança como o estudar, pois quando a criança brinca não se estressa, manifesta suas habilidades e se interage com o meio onde a mesma está inserida. A ludicidade está presente nas várias atividades da dinâmica humana, caracterizando-se por ser espontânea funcional e prazerosa. Em um ensino tradicional, centrado na transmissão de conteúdos, há pouco espaço para desenvolvimento de atividades lúdicas, o professor é visto como o dono do saber e o aluno apenas como um receptor e reprodutor de conhecimentos. O lúdico no contexto educacional propicia meios de aprendizagens, bem como permite que os adultos sejam perceptivos e aprendam com as crianças e suas necessidades. O Educar significa proporcionar à criança momentos, espaços e valores de diversas formas e natureza, através da disciplina, da brincadeira e da troca de opiniões e sentimentos. Educadores, pais e sociedade em geral necessitam ter clareza quanto os brinquedos e brincadeiras lúdicas que são necessários para as crianças, sabendo que eles trazem enormes contribuições na habilidade de aprender e pensar do desenvolvimento futuro da mesma. Portanto, conclui-se o lúdico na educação infantil constitui uma ferramenta rica, poderosa e imprescindível para o ensino e aprendizagem da criança. Compreendeu-se também que a ludicidade constitui subsídios e insumos com diversos elementos geradores de aprendizagens na educação infantil.

Palavras Chaves: Lúdico. Criança. Brincadeiras. Aprendizagem