Educação do campo: representações da mídia e demais meios de comunicação

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a realidade da Educação do Campo em Porto Velho, a partir das representações apresentadas pela mídia e demais meios de comunicação. O estudo propõe verificar as semelhanças e as contradições que geram nos estudantes o desinteresse em permanecer seus estudos nas escolas rurais, considerando as formas pejorativas e preconceituosas representadas pelos personagens das histórias em quadrinhos, literatura e demais mídias. Na realidade, o que os resultados revelam é uma situação completamente oposta à que a mídia e demais meios de comunicação reproduzem. Cabe à escola orientar esses estudantes para o reconhecimento e valorização da identidade dos povos do campo, mesmo com todas as dificuldades que enfrentam no cotidiano. A proposta da educação do campo está vinculada as questões inerentes a sua realidade com a valorização dos saberes próprios.

Biografia do Autor

Kary Jean Falcão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Maria Netúnia Rodrigues Coutinho Souza, Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologias – FATEC/RO
Pedagoga pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologias – FATEC/RO.
Publicado
2018-08-22
Como Citar
Falcão, K., & Souza, M. (2018). Educação do campo: representações da mídia e demais meios de comunicação. Revista Científica FAEST, 6(1), 35-46. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/9