O BRINCAR COMO PROMOTOR DE DESENVOLVIMENTO E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este texto visa abordar a importância que o brincar possui para as crianças na etapa da Educação Infantil,tanto no âmbito pedagógico quanto de forma geral. Identificando como a brincadeira acontece e de queforma as crianças lidam com ela. Aborda como a concepção do brincar ainda está em construção, mascomo ele já avançou na questão se ser valorizado, inclusive nas Leis que regem a Educação Infantil, obrincar é visto como promotor de desenvolvimento e aprendizado da criança. Sendo a principal linguagemda criança. Para Henriot (1989 apud WAJSKOP, 1995), o brincar é uma atividade mental, através dobrincar, a criança interpreta e sente fatos que permeiam seu cotidiano. A brincadeira, independentementede ser individual ou coletiva, é uma forma da criança interpretar o mundo, quando a criança brinca eladesenvolve três características: a imitação; a imaginação e a regra. Ao brincar, as crianças atribuem a sipróprias outras características, fantasiando-se e representando papéis como se fossem adultos, outracriança, um boneco, um animal, etc. Este estudo visa destacar acima de tudo a importância do brincar, ede como ele deve ser valorizado no desenvolvimento do planejamento, tanto nos momentos dirigidosquanto nos momentos livres.
Publicado
2019-09-26
Como Citar
Giraldi, F., & Brod, L. (2019). O BRINCAR COMO PROMOTOR DE DESENVOLVIMENTO E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Científica FAEST, 7(5), 101 - 111. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/77
Seção
Educação