Industrialização Cultural e Subjetividades Massificadas: Uma Descrição do Campo Docente na Modernidade
Resumo
O presente trabalho visa expandir a discussão acerca da atuação e formação docente namodernidade, momento histórico compreendido enquanto expansão das fronteiras do capitalismo emtodas as instâncias da existência social, especialmente a econômica e subjetiva, em uma relaçãoinfra e superestrutural. Assim, para a execução deste objetivo, destacaremos duas visões queconfrontam esta estrutura em seus trabalhos: o marxismo da teoria crítica de Adorno e Horkheimer, ea psicanálise do pensador marxista Félix Guattari, nestas visões, desenharemos os contornos dasociedade moderna e massificada. O professor Libâneo será elencado como um discurso inerente àsciências da educação, como reforço teórico e focal desta descrição, unindo a sociologia marxista coma pedagogia. Os textos escolhidos destes autores contam comportam as três seções do texto,visando uma leitura coerente que associe o pensamento sociológico e as ciências da educação,união esta já estabelecida em suas fundações. De cunho exploratório e teórico, este artigo visaexpandir a leitura acerca do tema, recorte importante de pesquisa desenvolvida para o Programa dePós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia.
Publicado
2019-09-16
Como Citar
dos Santos, M., & de Andrade, R. (2019). Industrialização Cultural e Subjetividades Massificadas: Uma Descrição do Campo Docente na Modernidade. Revista Científica FAEST, 7(3), 131 - 148. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/64
Seção
Educação