REPENSANDO A ESCOLA DENTRO DO CONTEXTO DA DIVERSIDADE
Resumo
reivindicando identidades e equidades. As transformações socioeconômicas decorrentes da atualconjuntura da sociedade, afeta diretamente as relações entre os indivíduos. A atenção à diversidadeestá focalizada no direito de acesso e permanência na escola e visa a melhoria da qualidade deensino e aprendizagem para todos. Neste sentido, o estudo em questão pretende possibilitar acompreensão da instituição escolar no contexto da realidade social em que a mesma está inserida.Os autores que nos subsidiaram nessa pesquisa foram Aranha (1996), Martins (1999), Santos (2001),Saviani (1991), Arroyo (1991) dentre outros. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica,trazendo como ponto de partida reflexão sobre a política de educação no Brasil, a Lei de Diretrizes eBases (LDB); a articulação entre educação e sociedade, o papel da família e do Estado; a escolacomo instituição social, analisando sobre educação de qualidade e o papel social da escola; bemcomo a função social da escola, o que vem a ser qualidade educacional e neste contexto abordamosa temática sobre a diversidade cultural, com vista à atuação do professor. Assim, através daspesquisas bibliográficas procuramos dar legitimidade à temática proposta, implicando nacompreensão de ser a instituição escolar um espaço que proporciona o acesso ao conhecimento e,consequentemente, capaz de promover mudanças nos âmbitos sociais, históricos, econômicos eculturais.
Publicado
2019-09-16
Como Citar
Kagueiama, C., & França, C. (2019). REPENSANDO A ESCOLA DENTRO DO CONTEXTO DA DIVERSIDADE. Revista Científica FAEST, 7(3), 73 -98. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/62
Seção
Educação