PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM TANGARÁ DA SERRA- MT: DO MAGISTÉRIO AO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Bruna Rossi Carvalho De Oliveira FAEST/UNISERRA
  • Carlos Edinei de Oliveira

Resumo

Com a emancipação político-administrativa do município de Tangará da Serra- MT, em 1976, e agrande migração, várias famílias se estabeleceram no município com o objetivo de transformar-se emproprietários de terras recomeçando suas vidas em Mato Grosso. Para que parte deste sonhopudesse tornar-se realidade viu- se a necessidade da criação de escolas para proporcionar aefetividade desta esperança a população. Neste contexto migratório e educacional estão asprofessoras que mesmo sem muitos recursos lutaram para ensinar crianças e jovens que residiam emTangará da Serra. Desta forma é considerável ressaltar a história de vida dessas pessoas que sedispuseram a educar, mesmo que muitas vezes não tendo estudos que lhes qualificassem comoprofessoras. A análise da história de vida das professoras que tiveram que primeiro lecionarem poisnão havia mais ninguém que o fizesse e depois terem de voltar a sala de aula para seprofissionalizarem e se graduarem, pode nos revelar fatos que colaboram na influência dodesenvolvimento da educação de Tangará na Serra, bem como no Estado de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Bruna Rossi Carvalho De Oliveira, FAEST/UNISERRA
Pedagogia e Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade deEducação de Tangará da Serra- MT.
Carlos Edinei de Oliveira
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2019-09-12
Como Citar
Oliveira, B., & Oliveira, C. (2019). PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM TANGARÁ DA SERRA- MT: DO MAGISTÉRIO AO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Científica FAEST, 7(3), 14-23. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/56
Seção
Educação