ECONOMIA DE FICHAS APLICADA NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Percebe-se o sufoco no qual as escolas vem passando nos últimos tempos. Um novo modelode aluno vem se matriculando, mas as escolas ainda se mantêm com um modelo antigo deeducação. Nesse contexto, o que se mais se escuta é sobre os comportamentos desadaptadosdos alunos e o elevado índice de violência seja com colegas (bullying) e até mesmo com osprofessores. É nessa dinâmica do dia-a-dia que os profissionais da educação vêm sedeparando com tamanha dificuldade em alcançar seus objetivos em sala de aula. O presenteestudo teve como objetivo aplicar um sistema de economia de fichas no contexto escolar com ointuito de modificar padrões de comportamentos de um grupo de alunos. O trabalho foi divididoem cinco etapas: a primeira foi à seleção de alunos com comportamentos incompatíveis com oesperado em sala de aula; a segunda foi à formação da linha de base, a terceira foi à aplicaçãoda técnica, a quarta etapa foi à formação da segunda linha de base com intuído de verificar afreqüência dos comportamentos indesejáveis e a quinta etapa foi retornar à escola no semestreseguinte para fazer entrevista com os professores sobre os comportamentos dos alunos queparticiparam do estudo e também para verificar os efeitos duradouros do sistema de economiade fichas. Os resultados foram surpreendentes, chegando à extinção dos comportamentosindesejáveis em um curto espaço de tempo. O resultado das entrevistas realizadas com osprofessores no semestre seguinte não demonstrou nenhuma queixa dos alunos que aindapermaneceram na escola. Diante dos resultados constatou que a técnica de economia defichas pode ser oferecida como método a ser adotado nas escolas a fim de minimizar estescomportamentos problemas.
Publicado
2019-09-12
Como Citar
Pedroso, R., Vilela, R., & Oliveira, L. (2019). ECONOMIA DE FICHAS APLICADA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Científica FAEST, 7(3), 01-13. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/55
Seção
Educação