MICRO-ORGANISMOS NA AGRICULTURA AGROECOLÓGICA

MICRO-ORGANISMOS NA AGRICULTURA AGROECOLÓGICA

  • RONY VON DE JESUS SANTOS FIAR/SEMED/SEMAIC
  • MILAINE SOUZA LOPES UNEMAT
Palavras-chave: agroecologia, micro-organismos, alimentos saudáveis

Resumo

Produzir alimentos sem o uso de agrotóxico é uma necessidade, mas se tem o desafio de remediar as contradições das realidades locais para a produção do cultivo requerido para aquela determinada região. A agroecologia vendo sendo praticada por diversos agricultores familiares, camponeses e assentados de reforma agrária em todas as regiões do país. A proposta da agroecologia é produzir alimentos saudáveis a partir das condições locais existentes em cada agroecossistemas. Os micro-organismos têm como principal função na cadeia alimentar a decomposição. No processo de decomposição o material orgânico é decomposto perfazendo o clico do nutriente. Na agroecologia as tecnologias empenhadas e as práticas agrícolas são desempenhadas com vistas a ter resultados satisfatórios para os cultivos de interesse. Principalmente os micro-organismos que vivem no solo e se associam as plantas para viverem em simbiose.

Biografia do Autor

MILAINE SOUZA LOPES, UNEMAT
Graduada em agronomia pela UNEMAT.

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.

GLIESMANN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro. A agroecologia e a crise civilizatória. In: Revista Sem Terra: edição especial, 2009.

MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro e FILHO, Luiz Carlos Pinheiro Machado. Dialética da agroecologia. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

PRIMAVESI, Ana. A Saúde da planta não pode ser mantida com agrotóxicos. In: Revista SemTerra: edição especial, 2009.

______________. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002
Publicado
2023-08-16
Como Citar
JESUS SANTOS, R. V., & LOPES, M. (2023). MICRO-ORGANISMOS NA AGRICULTURA AGROECOLÓGICA. Revista Científica FAEST, 10(1), 46 - 57. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/41
Seção
Ciências Exatas e da Terra