Autoeficácia percebida por estudantes do primeiro período de um curso de pedagogia
Resumo
Neste estudo teve-se como objetivo investigar as crenças de autoeficácia de estudantes de um curso de licenciatura. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada com 27 estudantes de Pedagogia (cinco homens e 22 mulheres) da Universidade Federal de Rondônia, com idades entre 17 e 38 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a Escala Geral Percebida de Autoeficácia (EAGP) e um questionário de caracterização. Os resultados indicaram que os acadêmicos investigados possuem, de modo geral, percepções positivas e significativas em relação às crenças de autoeficácia. A análise dos resultados permitiu, também, tirar conclusões acerca das diferenças, mesmo de pouca magnitude, nas crenças de autoeficácia entre grupos definidos pelo gênero e pela faixa etária. Conclui-se que o grau de satisfação pelo ingresso no ensino superior pode ser elemento potencializador no desenvolvimento das crenças de autoeficácia desses estudantes.
Publicado
2018-08-22
Como Citar
Pereira, C., Souza, G., Costa, N., Rossini, R., Gomes, A., & Batista, E. (2018). Autoeficácia percebida por estudantes do primeiro período de um curso de pedagogia. Revista Científica FAEST, 6(1), 13-23. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/19
Seção
Ciências Humanas