Autoeficácia percebida por estudantes do primeiro período de um curso de pedagogia

Resumo

Neste estudo teve-se como objetivo investigar as crenças de autoeficácia de estudantes de um curso de licenciatura. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada com 27 estudantes de Pedagogia (cinco homens e 22 mulheres) da Universidade Federal de Rondônia, com idades entre 17 e 38 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a Escala Geral Percebida de Autoeficácia (EAGP) e um questionário de caracterização. Os resultados indicaram que os acadêmicos investigados possuem, de modo geral, percepções positivas e significativas em relação às crenças de autoeficácia. A análise dos resultados permitiu, também, tirar conclusões acerca das diferenças, mesmo de pouca magnitude, nas crenças de autoeficácia entre grupos definidos pelo gênero e pela faixa etária. Conclui-se que o grau de satisfação pelo ingresso no ensino superior pode ser elemento potencializador no desenvolvimento das crenças de autoeficácia desses estudantes.

Biografia do Autor

Charria Martins Pereira, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Acadêmica do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura.
Gizele Mariana de Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
AcadÊmica do Curso de Pedagogia da Fundação Universadade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura.
Nayara Vitória Moraes da Costa, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Acadêmica do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura.
Regiele Pavlach Rossini, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Acadêmica de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura.
Aline Munaro Gomes, Clínica Psicologia e Bem Estar
Graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá - UNIC, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT, Psicóloga na Clínica Psicologia e Bem Estar
Eraldo Carlos Batista, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Professor do Departamento d ePsicologia da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Publicado
2018-08-22
Como Citar
Pereira, C., Souza, G., Costa, N., Rossini, R., Gomes, A., & Batista, E. (2018). Autoeficácia percebida por estudantes do primeiro período de um curso de pedagogia. Revista Científica FAEST, 6(1), 13-23. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/19