REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ACERCA DO SUICÍDIO
Palavras-chave:
Representações sociais; Suicídio; Professores
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi conhecer as representações sociais de professores de duas escolas públicas, acerca do suicídio. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 20 professores e submetidas à Análise de Conteúdo sob a ótica da teoria das Representações Sociais. As representações dos participantes foram organizadas em cinco categorias e em subcategorias. Os professores reconhecem o suicídio entre docentes como um problema grave de saúde pública e representaram o crescimento do número de casos de suicídio ancorados à: violência no ambiente de trabalho, presença de transtornos psicológicos, conflitos relacionados a religiosidade e espiritualidade, problemas decorrentes de relacionamentos familiares, problemas financeiros e sobrecarga de trabalho. Quanto aos impactos do suicídio na família, os professores relataram o sentimento de culpa e impotência como os principais fatores ligados ao sofrimento da família que perdeu algum parente por suicídio. Os professores também representaram que algumas estratégias podem auxiliar no processo de ajuda a uma pessoa em sofrimento mental, como: o diálogo, à religiosidade e espiritualidade e à ajuda especializada. Os professores também sinalizaram que a escola deve cumprir alguns fatores protetivos, como: oferecer auxílio psicológico, a minimização da carga horária do docente e programas de capacitação que abordem temas relacionados a saúde mental e bem-estar do professor.Referências
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Publicado
2025-02-07
Como Citar
Silva, R. (2025). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ACERCA DO SUICÍDIO. Revista Científica FAEST, 1(11), 1-19. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/174
Seção
Psicologia