II Webinário: SEMEC - Tangará da Serra

  • Adílcima Scardini
  • Eliane Santiago de Lima SEMEC
Palavras-chave: Formação continuada; currículo; tecnologia

Resumo

A sociedade pós moderna, capitalista e globalizada sofre mudanças constantes. As estruturas e sistemas são questionados o tempo todo. Tudo evolui e se transforma diariamente. Partindo dessa premissa é indiscutível a importância e o papel da Formação Continuada em serviço. Nesse entendimento, a Secretaria Municipal de Educação tem garantido o direito a tal formação, expresso pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em especial, no biênio 2020 e 2021, período em que o planeta foi duramente atingido pela pandemia do Coronavirus, assim como em todos os segmentos, a Educação também passou  por inovações e mudanças, algumas até então desconhecidas ou pouco conhecidas pela grande maioria dos educadores, já que a tecnologia da informação ainda se encontrava timidamente inserida nas práticas escolares. A Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra, mobilizou-se na busca de possibilidades para o uso de ferramentas digitais,  ofertando capacitações  para que, mesmo aqueles professores que possuíam pouca familiaridade com o mundo virtual, conseguissem  utilizar os recursos das mídias digitais para enviar o conhecimento aos alunos, no formato  não presencial, colocando em  prática diariamente o  “aprender a aprender”. Em 2021 a Formação Continuada de professores do Ensino Fundamental foi organizada em duas etapas, uma de 20 horas, ofertada pela Secretaria de Educação, de acordo com as etapas de ensino e /ou componente curricular em que atuam e, as outras 20 horas no chão da escola refletindo as peculiaridades e especificidades de cada Centro de Ensino. Os resultados de aprendizagem dos alunos indicam que os objetivos das propostas foram alcançados, porém ainda há  o que se aprimorar, no que se refere  à busca de novos caminhos para refletir, analisar e discutir o ensino e a aprendizagem.  

Referências

CASTELLS, Manuel (2001). The internet galaxy. Oxford: Oxford University Press.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petropólis: Vozes, 2008.
SOUSA, Robson Pequeno de, MOITA, Filomena da M. C da S. C., CARVALHO, Ana Beatriz Gomes.(Organizadores) Tecnologias digitais na educação - Campina Grande: EDUEPB, 2011.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa 2009.
Publicado
2021-12-16
Como Citar
Scardini, A., & de Lima, E. (2021). II Webinário: SEMEC - Tangará da Serra. Revista Científica FAEST, 9(2), 312 - 404. Recuperado de https://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/144