Curso de Pedagogia

 

Dados Gerais do Curso

Coordenador do curso: Prof. Esp. Luiz Eduardo Brescovit

e-mail: luizedubrescovit@hotmail.com

Acesse: Curriculo Lattes

Denominação: Curso de Licenciatura em Pedagogia

Modalidade: 100% Presencial

Turno: Noturno

Total de Vagas Anuais: 90

Número de Alunos por Turma: 45 alunos

Regime de Matrícula: crédito semestral

Carga Horária Total do Curso: 3.240 (três mil, duzentas e quarenta horas)

Integralização do Curso: mínimo de 04 (quatro) anos e máximo de 06 (seis) anos.

Portaria de Reconhecimento: Port. no 305 de 27/12/12, publicada no D.O.U em 28/12/12.

 

Valores do Curso – 2018/1

Mensalidade Integral: R$ 509,25 (quinhentos e nove reais e vinte e cinco centavos)

Mensalidade com desconto pontualidade: R$ 356,50 (trezentos e cinquenta e seis reais e cinquenta centavos), válido somente para o 1º Semestre de 2018

 

Objetivos do Curso

 

Objetivo Geral

O curso de Pedagogia da FAEST assume como objetivos os propostos pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, comprometendo-se a formar docentes para o exercício do magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conforme esta Resolução, o curso de pedagogia também está empenhado em formar os profissionais da Educação Escolar que exerçam atividade técnica: gestores, coordenadores e supervisores.

 

Objetivos específicos

  • Possibilitar fundamentação teórico-metodológica com base nos pressupostos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos da educação;
  • Fortalecer a formação teórico-prática do professor para o ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Desenvolver planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;
  • Estimular a Pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
  • Integrar os estágios na dinâmica da formação do pedagogo, na totalidade do curso, buscando articular os eixos do ensino, pesquisa e extensão.

 

Perfil Profissional do Egresso

A Licenciatura em Pedagogia visa preparar os acadêmicos para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas previstos conhecimento técnico-pedagógico. Assim, entende-se que o profissional que se formará em Pedagogia deverá apresentar as seguintes habilidades/competências ao final do curso:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões físicas, psicológicas, intelectuais, sociais;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educados nas suas relações individuais e coletivas;
  • Incentivar modos diversos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequada ao desenvolvimento de aprendizagem significativa;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais,escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos: sobre alunos e alunas e realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

 

Áreas de atuação do egresso

O licenciado em pedagogia é um profissional que pode atuar na docência da Educação Infantil e na docência dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, e, em qualquer área técnica escolar (direção, orientação ou supervisão escolar e de instituição de ensino não formal (não escolar), tanto no setor privado quanto no público.

Ainda que de forma tímida, mas cada vez mais solicitada, o licenciado em pedagogia é um profissional que também vem sendo requerido por empresas públicas ou privadas, dada a característica especifica de relações humanas implícita em sua formação, especialmente na área de recursos humanos, e ainda na Pedagogia Hospitalar.

 

Matriz curricular

PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
01 Fundamentos do Estudo da Linguagem 80 80 04
02 Introdução à Filosofia 80 80 04
03 Introdução à Sociologia 80 80 04
04 Psicologia do Desenvolvimento 80 80 04
05 Método e Técnica de Pesquisa Científica 20 20 40 02
06 Didática Geral 40 40 02
  Totais do 1° Semestre 380 20 400   20

 

SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
07 Arte e Educação 40 40 02
08 Filosofia da Educação 40 40 02
09 Sociologia da Educação  40 40 02
10 Psicologia da Aprendizagem 80 80 04
11 Fundamentos e Lógica no Ensino da Língua Portuguesa 80 80 04
12 Introdução à Ciência 40 40 02
13 Seminários Temáticos em História e Educação 40 40 80 04
  Totais do 2° Semestre 360 40 400   20

 

TERCEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
14 Fundamentos e Lógica na Alfabetização e Letramento 80 80 04
15 Fundamentos da Educação Infantil 80 80 04
16 Educação, Corpo e Movimento 20 20 40 02
17 Literatura Infantil e Juvenil 80 80 04
18 Educação de Jovens e Adultos 40 40 02
19 Seminários Temáticos em Tecnologia da Educação 20 20 40 02
  Totais do 3° Semestre 320 40 360   18

 

QUARTO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
20 Fundamentos e Lógica no Ensino de Matemática 60 20 80 04
21 Fundamentos e Lógica no Ensino de História 30 10 40 02
22 Concepção, Estrutura e Dinâmica Curricular 80 80 04
23 Didática do Ensino da Educação Física 30 10 40 02
24 Seminários Temáticos em Cultura Escolar, Diversidade, Gênero e Idade 20 20 40 02
25 Estágio Supervisionado I – Educação Infantil 60 60 120 06
  Totais do 4° Semestre 280 120 400   20

 

QUINTO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
26 Fundamentos da Educação Especial 30 10 40 02
27 Fundamentos e Lógica no Ensino de Geografia 30 10 40 02
28 Fundamentos e Lógica no Ensino de Ciências 30 10 40 02
29 Didática do Ensino de Língua Portuguesa 60 20 80 04
30 Didática do Ensino da Matemática 60 20 80 04
31 Seminários Temáticos em Legislação Profissional 20 20 40 02
32 Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental: Alfabetização 40 40 80 25 04
  Totais do 5° Semestre 270 130 400   20

 

SEXTO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
33 Oficina de Contação de História 20 20 40 02
34 Didática do Ensino de História 20 20 40   02
35 Didática do Ensino de Geografia 20 20 40 02
36 Didática do Ensino de Ciências Naturais 20 20 40 02
37 Didática do Ensino de Arte e Educação 20 20 40 02
38 Seminários Temáticos em Educação Inclusiva 40 40 80 04
39 Estágio Supervisionado III – Ensino Fundamental: 4º e 5º Ano 40 40 80 32 04
  Totais do 6° Semestre 180 180 360   18

 

SÉTIMO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
40 Políticas Educacionais 80 80 04
41 Libras 60 20 80 04
42 Gestão Educacional Democrática 40 40 02
43 Relação Étnico Racial e Direitos Humanos 40 40 02
44 Seminários Temáticos em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 20 20 40 02
45 Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar: Direção e Coordenação 40 40 80 40 04
  Totais do 7° Semestre 280 80 360   18

 

OITAVO SEMESTRE
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Pré-Req. Créd.
Teórica Prática Total
46 Estatística na Educação 40 40 02
47 Pedagogia Empresarial 60 20 80 04
48 Financiamento e Avaliação da Educação no Brasil 80 80 04
49 Projeto de Pesquisa 20 20 40 02
50 Seminários Temáticos em Avaliação Educacional e Institucional 40 40 80 04
51 Estágio Supervisionado V – Espaços Não-Escolares 20 20 40 46 02
  Totais do 8° Semestre 260 100 360   18
52 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200 200 10
  TOTAL DO CURSO 2.330 910 3.240   162

 

Quadro – Resumo

Componentes Curriculares Créditos Carga – Horária
Atividades Acadêmico-Científicas 132 2.640
Estágio 20 400
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 10 200
Total 162 3.240

 

 

Uma resposta para “Curso de Pedagogia”

  1. Suzi disse:

    Boa tarde,

    Sou formada em Administração. Existe a possibilidade de diminuir os cursos necessarios para lecionar no ensino fundamental?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: