Vivências em uma comunidade terapêutica: atividades grupais como estratégias de enfrentamento

Resumo

Este artigo apresenta conceitos, compreensões e significados da psicologia social atrelada ao processo grupal, exclusivamente desenvolvido pela autora Silvia Tatiana M. Lane. Dessa forma, a metodologia empregada para a produção do artigo, entende-se como qualitativa de caráter descritiva, a fim de explorar o contexto social do centro de recuperação. A pesquisa aponta para a compreensão de sua relevância na sociedade, pois estuda as pessoas a partir de suas interações sociais e os fenômenos que resultam na produção pela sua inserção em determinado processo grupal. Inicialmente o artigo relata o aspecto teórico desenvolvido por autores e suas percepções práticas, com uma perspectiva que esclarece e aprofunda a disciplina abordada. Por fim, é realizado um estudo de caso no Centro de Recuperação Salutar, localizado em Tangará da Serra, estado de Mato Grosso, identificando sua realidade congruente à contextualização da pesquisa bibliográfica desenvolvida. É possível concluir que a psicologia social dimensiona uma visão para além do conceito teórico de sua própria atuação e alcança horizontes que permeiam a aplicabilidade prática e contextualização real associada à formação do processo grupal, enquanto resulta-se da experiência advinda da vida humana.

Biografia do Autor

Eliege Demaman Sguarezi, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST.
Gilmara Marise da Silva, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST.
Janete Terezinha Tschope, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Acadêmica da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Jessica Carolina Silva Neris, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST.
Katiusi Yuri Conrado Cunha, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Acadêmica da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Talita Monteiro, Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Acadêmica da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Publicado
2018-08-28
Como Citar
Sguarezi, E., da Silva, G., Tschope, J., Silva Neris, J., Conrado Cunha, K., & Monteiro, T. (2018). Vivências em uma comunidade terapêutica: atividades grupais como estratégias de enfrentamento. Revista Acadêmica UniSerra - RAUni, 1(1), 70-77. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/RAU/article/view/26