Desafios e práticas na comunidade: contribuições da psicologia social comunitária

Resumo

A psicologia comunitária privilegia o trabalho com grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para uma construção de uma identidade social e individual orientadas por preceitos eticamente humanos, sobressaltando-se no ajuntamento das classes populares por meio de práticas e medidas de intervenções inovadoras e revolucionarias. Este artigo teve como objetivo conhecer os principais problemas inerentes a ausência de políticas públicas de uma comunidade da região periférica de Tangará da Serra, bem como refletir junto aos seus membros sobre novas estratégias de criação de ações comunitárias que visam melhorar as condições de vida do grupo. Dessa forma, a psicologia comunitária propõe o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade. Contudo o trabalho na comunidade é também desafiador, pois esta já possui seu saber próprio, que não é fundamentalmente um saber científico, no entanto é a partir deste saber que as intervenções se iniciam.

Biografia do Autor

Hemily Carolina Pereira dos Santos, Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra – FAEST
Graduanda do Curso de Psicologia e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia – GEPPDS nas Comunidades tradicionais, produção de sentidos e identidade, da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST.
Suzilara Malaquias de Sousa Silva, Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra – FAEST
Graduanda do Curso de Psicologia e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia – GEPPDS nas Comunidades tradicionais, produção de sentidos e identidade, da Faculdade de Educação Superior de Tangará da Serra – FAEST
Publicado
2018-08-27
Como Citar
Pereira dos Santos, H. C., & Silva, S. (2018). Desafios e práticas na comunidade: contribuições da psicologia social comunitária. Revista Acadêmica UniSerra - RAUni, 1(1), 61-69. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/RAU/article/view/12