A LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI

NEOLOGISMOS E ESTRANGEIRISMOS

  • Maria de Fátima Marques Cunha Universidade Federal de Rondônia
  • Juliete Fadoul Celestino Blanc Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca do surgimento de neologismos e palavras aportuguesadas que constituem a língua portuguesa. Temos como objetivo apresentar palavras oriundas de redes sociais e artefatos tecnológicos que já se encontram em ambientes de pesquisa. Expondo de forma sucinta, também discutimos os fatores que contribuíram para a formação da língua nacional, enfatizando a premissa de que língua e sociedade são fatores indissociáveis. Metodologicamente, usamos aporte teórico para fundamentar o percurso sócio-histórico da língua portuguesa e sites da internet para mostrar como o Facebook e Twitter são fenômenos que contribuem para marcar a identidade da língua numa era em que as redes sociais predominam como meios de comunicação. Os resultados desta pesquisa reiteram a língua como um fenômeno social e um sistema aberto para mudanças. Portanto, é evidente que cada vez mais os adventos sociais e tecnológicos irão modificá-la, destruindo a ideia de língua padronizada regida pelas convenções gramaticais.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Marques Cunha, Universidade Federal de Rondônia
Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Rondônia.
Juliete Fadoul Celestino Blanc, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Rondônia e Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Educação de Rondônia.
Publicado
2019-11-13
Como Citar
Cunha, M. de F., & Blanc, J. F. (2019). A LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI. Revista Científica FAEST, 7(1), 109 - 121. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/44