Psicologia social no Brasil: principais tendências e perspectivas

Resumo

A psicologia social é uma área da psicologia que estuda o comportamento do homem a partir das relações interpessoais. O objetivo deste estudo foi compreender a Psicologia Social Brasileira contemporânea a partir das suas bases teórica e epistemológica. Quanto sua origem, a psicologia social brasileira fundou-se a partir de duas vertentes predominantes. A primeira de influência norte americana, denominada de psicologia social psicológica, que tem por base o cognitivismo experimental com foco nos eventos intrapsíquicos. A segunda, identificada como Psicologia Sociológica, sustentada pela perspectiva europeia enfatiza em sua metodologia as relações interpessoais. Assim, a psicologia social no Brasil ganhou características distintas, ou seja, enquanto um grupo de psicólogos mantém as influências norte americana de cunho experimental, outros influenciados pelo movimento de oposição a este modelo na américa latina, desenvolveram uma psicologia social crítica com base nos pressupostos marxista.

Biografia do Autor

Adriano Antunes de Oliveira, FAEST- Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra
Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia – FCR, graduando em Psicologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia (GEPPDS) da FAEST
Ana Katia Sampaio, FAEST- Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra
Graduada em Pedagogia – ITEC- Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura, especialista em psicopedagogia clínica e institucional e educação especial pela ICE – Instituo Cuiabano de Educação – MBA Gestão de pessoas – UNIC, formação de Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, graduanda do curso psicologia e membro do Grupo de e Pesquisa em Psicologia (GEPPDS) da FAEST
Marinalva Vicente do Santos, FAEST- Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação – ITEC, Especialização em Psicopedagogia Construtivista na Faculdade de Educação ITEC, graduanda do curso de Psicologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia (GEPPDS) FAEST
Rivania Silva Rocha, FAEST- Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra
Graduada em pedagogia pela faculdade de educação de Tangará da Serra, mantida pela Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura – ITEC – Especialização em Educação Especial e Inclusão pela Associação Varzegrandense de Ensino e Cultura / Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC, graduanda em Psicologia e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia (GEPPDS) da FAEST.
Eraldo Carlos Batista, FAEST- Faculdade de Educação Superior de Tangara da Serra
Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica-PUCRS/Faculdade Católica de Rondônia – FCR. Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Professor e Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia (GEPPDS) da FAEST
Publicado
2018-08-22
Como Citar
Oliveira, A., Sampaio, A., Santos, M., Rocha, R., & Batista, E. (2018). Psicologia social no Brasil: principais tendências e perspectivas. Revista Científica FAEST, 6(1), 47-56. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/13