OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Adilson Vagner Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

Este trabalho visa investigar o perfil de aprendizagem de inglês dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a partir de um levantamento sobre as percepções e expectativas dos alunos da educação básica. A pesquisa caracteriza-se pelo enfoque quantitativo, na qual 131 jovens de 14 a 18 anos responderam a um survey virtual. Os resultados apontam para alguns elementos prejudiciais à aprendizagem de inglês, como língua estrangeira no ensino médio: a) a falta de base decorrente das falhas de aprendizagem durante o ensino fundamental; b) a carga horária de aulas de inglês por semana no curso integral e c) a quantidade de alunos por sala de aula. Essas condições de intensidade de estudos em um curso integral influenciam o aluno a preferir recursos alternativos de aprendizagem na internet e videoaulas em detrimento às atividades de monitoria e cursos de idiomas ofertados pela instituição de ensino.
Publicado
2021-03-03
Como Citar
Oliveira, A. (2021). OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Científica FAEST, 9(1), 17-26. Recuperado de http://uniserratga.com.br/revista-uniserra/index.php/FAEST/article/view/123